Gestão de Pessoas é somente com o RH?

Muito se fala sobre a gestão de pessoas, mas será que é somente papel dos Recursos Humanos a gerenciar os talentos dentro das organizações?

Elton Deutsch

Muito se fala sobre a gestão de pessoas, mas será que é somente papel dos Recursos Humanos a gerenciar os talentos dentro das organizações?

De fato não, os Recursos Humanos representam o apoio, prestam assistência aos setores e gestores de outras áreas. Mas, como é conduzido esse processo de gestão de talentos?

O processo é conduzido de forma hábil e estratégica em conjunto com os líderes de cada operação. As lideranças é que poderão informar e até mesmo identificar os pontos os quais seus liderados precisam aperfeiçoar, levantando as necessidades de treinamentos para melhoria continua dos processos sejam eles técnicos ou comportamentais.

A empresa neste aspecto poderá optar por um treinamento desenvolvido pelo próprio RH ou buscar um profissional externo. O treinamento deverá ser explicado aos colaboradores antes mesmo de acontecer, pois assim todos já estarão integrados e por dentro do que ocorrerá durante o processo. Para que o treinamento seja realmente eficiente é necessário que se faça um acompanhamento, ou seja, mensurar em dados.

De nada adiantará se não houver um acompanhamento evolutivo de cada colaborador que participou do evento, é importante saber se o que se passou através da gestão do conhecimento foi colocado em prática e se o setor conseguiu atingir a meta e o objetivo que se esperava.

Todo levantamento de treinamento precisar estar alinhado às estratégias da organização, caso contrário será perda de tempo e dinheiro. Fazer a gestão de pessoas é muito além do RH, os líderes de equipes tem um papel de suma importância, uma vez que são eles que conhecem bem o dia-a-dia a produtividade, conduta profissional e pessoal.

Enquanto os líderes pensarem que a responsabilidade de gestão de pessoas é somente com o RH, as empresas infelizmente não conseguirão atingir seus objetivos e muito menos conseguirão reter seus talentos e o que é pior não conseguirá atrair bons profissionais.

Em resumo, o RH em conjunto com as lideranças exerce um papel fundamental que é fornecer sustentação as regras e normas estabelecidas pela organização, quantificando e qualificando cada etapa do desenvolvimento do capital intelectual.

Investir em treinamento e desenvolvimento é crucial para empresa que deseja ter os melhores profissionais em sua empresa, já aquelas que pensarem que treinamento são apenas custos e desperdício de tempo, infelizmente estarão fora do contexto do novo conceito de gestão, que visa não só a contratação, mas sim todo o processo evolutivo do profissional até seu desligamento.

É preciso entender que são as pessoas que fazem com que a empresa exista, não só de máquinas sobrevive uma empresa. É preciso que alguém as opere, é preciso motivar essas pessoas, colocando metas possíveis de serem alcançadas, valorizar e gratificar de forma justa por aquilo que produzem.

A todos os profissionais que atuam com pessoas, seria de extrema importância que fizessem algo voltado para Gestão de Pessoas, pois infelizmente temos muitas pessoas em cargos de lideranças desprovidas de conhecimento e com o mínimo de postura para conduzir uma equipe a resultados e ao sucesso.

Muito mais do que mandar é preciso despertar a vontade de fazer, sentir-se parte do processo. Portanto, mãos a obra e alie-se ao seu RH, pois com certeza essa parceria será de muito sucesso não só para empresa, mas para sua carreira profissional.

Fonte: Administradores.com.br
Link: http://www.administradores.com.br/artigos/cotidiano/gestao-de-pessoas-e-somente-com-o-rh/76375/